Qual a importância da palmilha na corrida? Especialistas respondem

Os pés influenciam na postura e, quando é detectado que eles podem estar causando dor, usa-se a palmilha esportiva para diminuir a lesão

Entre o pé e o tênis do corredor existe um detalhe importante para prevenir lesões e corrigir a pisada: a palmilha. Especialistas mostram que se o revestimento inferior do calçado for inadequado a postura pode ser afetada e também prejudicaria a prática do exercício.

A fisioterapeuta Leandra de Santana, de 33 anos, explica que cada pessoa tem a sua palmilha. Na verdade, as suas peças que vão dentro dela, de acordo com avaliação.

– Aquela palmilha que vem dentro do tênis, na verdade, não é corretiva, é apenas um acabamento. Os pés influenciam na postura e quando a gente detecta que eles podem estar causando uma dor, usa-se a palmilha para alinhar a pessoa e auxiliá-la na diminuição da lesão – disse a especialista.

As palmilhas que são específicas para a corrida possuem um propulsor na região anterior e um absorvidor de impacto. Para o técnico esportivo, Rafael Kohler, a diferença entre quem utiliza a planilha com os que não a usam é bem nítida.

– O que usa a palmilha consegue treinar durante o ano todo e não sente lesão, enquanto o outro é obrigado a interromper o treino por alguma dor ou compensação que vem fazendo – declarou.

Em coluna publicada no Eu Atleta, o fisiologista Turibio Barros ressaltou que quando alguém busca na palmilha uma forma de corrigir um problema biomecânico ou estrutural, vai correr sempre o risco de, além de não corrigir a disfunção, acabar aumentando o problema.

– Estas considerações são pertinentes à ideia de uso das chamadas palmilhas ortopédicas, que certamente possuem algumas indicações específicas, porém devem ser utilizadas em casos muito especiais e após cuidadoso estudo por profissionais competentes – encerrou.

Fonte: Eu Atleta “Globo.com”



Deixe uma resposta